sábado, 14 de março de 2020
Não basta ter conhecimento ou ser inteligente, para ter sucesso tem que ir além
Por Michelli Duje

Nem sempre a pessoa que tira a melhor nota da turma ou é a mais inteligente é aquele que se destaca profissionalmente. Claro que é importante e necessário o conhecimento, e a inteligência também facilita muito, mas só isso não basta, muitas pessoas boas podem passar despercebidas, ficando para trás mesmo sendo inteligentes e tendo o conhecimento sobre o tema. Por isso é importantíssimo sempre se atualizar e se capacitar, não somente dentro da área em que atua, mas se atualizar e se capacitar para o “mundo moderno”. De certa forma, o mercado mundial, as empresas e os clientes procuram o profissional que tenha um diferencial, que se utilize de tecnologias e mídias sociais, que saiba se comunicar de forma eficiente e assertiva (inteligência relacional / interpessoal), que seja resiliente às adversidades do mercado e às crises econômicas do país, que seja motivado e criativo profissionalmente, que saiba vender o seu trabalho e se divulgar, que passe confiança e segurança naquilo que fala e faz … A pessoa que costuma se destacar é aquela que busca se desenvolver de forma ampla e autêntica, aprimorando-se e se desafiando.
Algumas pessoas ficam inseguras, pensando “será possível eu conseguir desenvolver tudo isso?!”. A questão não é desenvolver tudo, mas sim criar possibilidades para se estimular e se desafiar, realçar as suas qualidades, ajustar as dificuldades e despertar o potencial em si. É possível se desenvolver e aprender a ser melhor do que é hoje. Seja na vida pessoal ou na vida profissional, a pessoa tem capacidade de aprender. Isso demanda esforço, comprometimento, determinação, foco, atenção, organização, planejamento e prática. Mas acima de tudo, a pessoa precisa se sentir capaz e confiante de que ela pode se desenvolver e se tornar um profissional e uma pessoa melhor. É muito importante a autoconfiança e a segurança, dessa forma a pessoa sente que será capaz de lidar com as dificuldades e as frustrações inerentes da vida profissional (é indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa possui medos e inseguranças que a paralisa, prejudicando assim o seu crescimento na carreira).
Normalmente, o profissional que tem sucesso é aquele que está atento às mudanças e oportunidades na sua área de atuação, aberto para novos estímulos e conhecimentos, para se comunicar com outras áreas que possam impulsionar e ascender ainda mais a sua carreira, sendo flexível para novas informações e pontos de vista. É preciso se atualizar para não ficar para trás!    
Dicas:
- Estude e se capacite, mas não se esqueça do resto – invista na sua capacitação profissional e pessoal. Lembre de também desenvolver a sua habilidade e inteligência emocional para se relacionar bem com os outros, lidar com as frustrações e se manter motivado.
 - Dê tempo ao tempo, siga as etapas do desenvolvimento – faça planejamento, traçando os caminhos para chegar ao seu objetivo. Mas lembre, a vida profissional é uma construção que exige o seu tempo para desenvolver uma base sólida e segura. A pressa pode atrapalhar, gerar ansiedade e frustração, prejudicando a sua motivação, gerando obstáculos na sua carreira.
 - Utilize recursos e ferramentas que facilitam a sua organização – agenda, cronograma, planejamento financeiro, organização do espaço para receber as pessoas, limpeza, … pode parecer básico, mas muitos pecam em uma ou outra coisa.
 - Aproveite as mídias sociais de forma positiva – blog, linkedin, facebook, instagram, twitter, … são ótimas ferramentas para aqueles que querem divulgar o seu trabalho. Mas é preciso bom senso, tomando cuidado para não se apresentar ou se expor de forma negativa. É importante avaliar a melhor forma que você pode mostrar o seu trabalho, levando em consideração a interpretação que as empresas e clientes terão sobre as imagens ou informação que postar / twittar.
 - Preste atenção na sua postura profissional – não adianta ser excelente no que faz se não tiver uma postura profissional que possibilite que as pessoas se sintam seguras e confortáveis com o seu trabalho.
 
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Michelli Clicar Aqui
Assinar:
Postar comentários
                          (
                          Atom
                          )
                        
Translate
Quem sou eu
- Gerson Alan
 - Brazil
 - Educador Social "Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome. Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará." (Patativa do Assaré)
 
Seguidores
Visitas ao meu blog:
Me siga:
FanPage
Link-me
Marcadores
- 597 Cartas de Amor
 - Amor
 - Atenção
 - Blogagem Coletiva
 - Brevidade
 - Cearense
 - Crônica
 - Daíse Lima
 - Dorynha Cavalcante
 - Escritor
 - Escritora
 - Forró
 - Geração
 - Historiadora
 - Infância. Lembranças
 - Intolerância
 - Literatura Nacional
 - Mastruz com Leite
 - MerariTavares
 - Momentos
 - Nova Voz do Mastruz
 - Poesia
 - Projeto Clube De Cartas Para Blogs
 - Quarentena
 - Reflexão
 - Romance
 - Saraiva Júnior
 - Scortecci
 - Senador Pompeu
 - Som Zoom
 - Vida
 - Zelo
 
Indico:
- 
 - 
 - 
7 SÉRIES TURCAS COM MÃE SOLTEIRAHá 3 semanas
 - 
 - 
 
Tecnologia do Blogger.




0 comentários :
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Ele é muito importante para o aprimoramento do meu trabalho.