quinta-feira, 26 de março de 2020

Combate A Covid-19: Uma Responsabilidade De Todos Nós!



O momento que vivemos é um momento pleno de desafios.
Mais do que nunca é preciso ter coragem,
é preciso ter esperanças para enfrentar o presente.
É preciso resistir e sonhar.
É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los
dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos,
mais justos, mais solidários.
Marilda Iamamoto.



Camilo Santana - Governador do Estado do Ceará
Fonte - Imagens Google


As medidas adotadas pelo Governador do estado do Ceará, Camilo Santana, para combater a Covid-19, vem causando divergências de entendimento. Na opinião de alguns elas são desnecessárias em sua intensidade. Dizem que seu efeito colateral está sendo desastroso, Visto que vem prejudicando a economia e por conseguinte a qualidade de vida dos cearenses.  Principalmente a qualidade de vida financeira de empreendedores, trabalhadores formais, trabalhadores informais e todos aqueles que em seu dia a dia precisam estar na rua para garantirem o seu sustento e de seus familiares.


Em um sentido mais amplo faz sentido, porém não podemos esquecer que todos os esforços do governo vem no sentido de proteger a saúde de todos. É sabido que a quarentena nesse momento é de extrema importância, haja vista que reduzirá ao máximo a elevação de pessoas infectadas com a Covid-19.

Concordo quando dizem que a quarentena já atingiu a meta estipulada pelo governo e não mais faz sentido ampliá-la, pelos motivos citados anteriormente. Já foi até noticiado em que empresas demitiram parte de seus funcionários por não terem como manter a folha em dia sem funcionamento. De fato, historicamente não é fácil ser empreendedor aqui no Brasil, por vários motivos Motivos esses que não vem ao caso no momento, mas quem é dessa área compreende perfeitamente o que falo. Levando em consideração o momento que estamos vivenciando fica mais difícil ainda.

Parabenizo ao Governador Camilo Santana pela coragem de assumir para si a responsabilidade na tomada de decisão. Mesmo tendo a consciência da enxurrada de críticas, não hesitou. E tão logo tomou as decisões cabíveis pensando no melhor para a nossa gente. Se observarmos os principais críticos são aqueles que só visam unicamente o lucro. Não veem os funcionários como colaboradores, e sim, como apenas algo descartável no qual podem ser substituídos quando esses não tiverem mais utilidade.

O ideal seria uma mobilização em que estados, municípios e união agissem de mãos dadas com um único objetivo: Cuidar da melhor forma possível da nossa gente tão sofrida e que merecem o respeito e o zelo daqueles que se comprometem em cuidar de cada um de nós.  Infelizmente as divergências políticas e partidárias atrapalham ações dessa natureza. Principalmente quando o Presidente da República não aceita críticas, pois sempre as entende como ameaças a sua permanência poder. É o caso do nosso atual Presidente da República.

Historicamente nossos políticos se preparam apenas para ganharem as eleições. Quando assumem seus cargos, já o fazem pensando nas próximas eleições. Por terem essa visão minúscula, terminam por desenvolverem ações única e exclusivamente que garantam a sua permanência no poder. É só observar a forma como alguns gestores vem trabalhando. Trabalham como se estivessem pilotando um trem desgovernado, justamente por não terem um plano de ação a curto, médio e longo prazo. Sem falar em um plano emergencial para imprevistos que não são poucos. O povo sempre fica em segundo plano. E como consequência: Os alarmantes índices de desigualdades sociais e o grande número de brasileiros vivendo sob o risco da vulnerabilidade social.

Se não fosse a iniciativa dos governadores, certamente o governo federal não teria tomado nenhuma atitude nesse sentido. Fato esse, ser possível observar em seus pronunciamentos. Não é fácil tomar decisões, principalmente quando essas impactam na vida do outro. A quarentena está sendo um mal necessário que no momento muitos não compreenderam, mas nada melhor que o tempo para mostrar o quanto foi acertada essa tomada de decisão.

Quanto aos críticos: Esses que no momento criticam essas ações, certamente seriam os mesmos que apedrejariam se nenhuma ação fosse desenvolvida nesse sentido, e que por consequência viesse a nos colocar em sua situação de descontrole no combate a Covid-19 e por ventura muitos estivessem doentes. Ou em uma situação mais extrema, tivéssemos um grande número de óbitos.

O meu mais sincero desejo é que saiamos dessa realidade assustadora o mais rápido possível. Que a vida volte ao curso normal e que possamos retomar a nossa rotina a qual estamos habituados. “Trabalhar não só para garantir o nosso sustento e de nossos familiares, mas também para construirmos um Brasil Mais descente. Um Brasil mais igualitário e de maiores e melhores oportunidades para todos nós.  

Que Deus abençoe a todos nós e que a paz esteja dentro de cada um de nós.

Como diz o poeta:

“E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se marta

Sigam-me os bons: Twiiter Instagram FanPage

0 comentários :

Translate

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Educador Social "Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome. Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará." (Patativa do Assaré)

Seguidores

Visitas ao meu blog:

Me siga:

FanPage

Indique

Link-me

Participe!









Blogs Parceiros

De tudo um pouco
Tecnologia do Blogger.

Blog Aventura Lirerária

Blog Leitura Virtual

Book tour

Sem Dengo, Nem Dengue!





Todos os direitos reservados- 2013 por Tamires Cipriano