domingo, 2 de junho de 2013

Fortes Na tribulação

Para sermos fortes na tribulação é necessário reeducar o nosso olhar


Padre Fabrício Andrade
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

Gostaria de começar este acampamento “Fortes na Tribulação”, o qual tem como tema "Tende coragem e um coração firme, vós todos que esperais no Senhor”, com a própria oração da coleta da liturgia de hoje:

”Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”

Nesta oração, há o casamento perfeito entre o tema do nosso encontro com a liturgia da Igreja.

Só é forte, de verdade, quem tem a coragem de esperar no Senhor. O reconhecimento da nossa fraqueza é a porta de entrada para Aquele que é forte de verdade!

Nós somos fracos e o caminho da nossa fraqueza é justamente aquele que, percorrido com o Senhor, vai nos levar até o céu.

A primeira leitura vem nos mostrar que, no tempo da tribulação, o povo esperavam em Deus e, depois de seis anos, chegou o socorro da graça divina e eles começaram a viver em paz e na bonança.

Estamos buscando esse tempo propício, esta bonança que eles viveram. A Palavra está nos mostrando um caminho a ser percorrido nesses dias de acampamento.

"Não é tempo de fugir da tribulação. Precisamos aprender a enfrentá-la."
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

A bonança é resultado daqueles que têm a coragem de esperar e depositar a sua confiança no Senhor.

Posso afirmar, com toda certeza do meu coração, que vale a pena esperar em Deus. Enfrente seu problema ao lado d'Ele.

No Evangelho de hoje, o próprio Jesus nos ensina a enfrentar nossos problemas. Ele mesmo nos diz em Mateus 6,19-23: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam.”

Não deposite a sua esperança nas coisas desse mundo. Ele continua: “Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam, porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”

Precisamos juntar um tesouro no céu. E Jesus mesmo nos ensina:“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Comece a identificar onde está o seu coração.

Graças a Deus, em toda Santa Missa o padre diz: “Corações ao alto” e o povo responde: “O nosso coração está em Deus.”

Se o seu coração está em Deus, verdadeiramente, n'Ele você não será roubado nem trapaceado, porque Ele o ama e tem o melhor para você!

Por isso, neste acampamento, antes de começar a mexer nos seus problemas, você precisa mexer em seu coração.

Começaremos educando a sua forma de olhar, pois muitos de nós estão olhando para as próprias feridas e problemas, fixando os olhares naquilo é perecível, mas isso nos leva à morte e não nos conduz para o céu.

Assim como os olhos dos jogadores de futebol, durante o jogo, estão fixos na bola; o olhar do pastor está fixo sobre suas ovelhas, o mesmo acontece com o urubu, pois seus olhos sempre estão à procura da carniça. Precisamos fixar o nosso olhar nas coisas eternas, pois elas nos levam para o céu.

Para ser forte na tribulação, é necessário reeducar o nosso olhar.

Assim termina o Evangelho de hoje: “O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.”

Nós sabemos falar dos problemas alheios, mas temos dificulades de identificar os nossos.

Para encerrar, gostaria de partilhar com vocês um trecho do meu livro, “Fortes nas Tribulações”, que está nas páginas 73-74:

“Se você tiver os olhos fixos n'Aquele que está no controle de tudo, ainda que não O veja com os olhos humanos, mas com o olhar da fé, não desanimará. Dia a dia experimentamos um revigoramento das forças, de dentro para fora, o que chamará a atenção das pessoas, pois esperam lhe ver cada vez mais triste e deprimido(a), calado(a) e isolado(a), mas, ao contrário, veem um pessoa fortalecida, enfrentando a tribulação. A certeza de que esta tribulação é momentânea reacende a esperança fundamentada em Jesus Cristo.

Este é o segredo de quem sabe educar os olhos para enxergar as realidades invisíveis, que passariam despercebidas por alguém desesperado(a).
“Eis o segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”


Para ser forte na tribulação é preciso ter a coragem de reconhecer a sua fraqueza e ter a certeza e os olhos fixos n'Aquele que tudo pode: Deus.


Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel (Twitter)

--------------------------------------------------------------
Padre Fabrício
Sacerdote missionário da Comunidade Canção Nova

Fonte: CançãoNova

Veja Também: 

Como está o seu coração?

0 comentários :

Translate

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Educador Social "Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome. Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará." (Patativa do Assaré)

Seguidores

Visitas ao meu blog:

Me siga:

FanPage

Indique

Link-me

Participe!









Blogs Parceiros

De tudo um pouco
Tecnologia do Blogger.

Blog Aventura Lirerária

Blog Leitura Virtual

Book tour

Sem Dengo, Nem Dengue!





Todos os direitos reservados- 2013 por Tamires Cipriano