sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ler é essencial a vida...

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. 
Mário Quintana


Hoje quero compartilhar uma das experiências mais fantásticas que já vivi. Vocês podem até ficar pensando que foi algo transcendental, quem sabe uma viagem ao espaço ou um gol marcado em uma final de copa do mundo aos 48 do segundo tempo. Mas não foi nada dessa natureza. Em meados do ano 2000 aos 19 anos dei-me a oportunidade de ler um livro pela primeira vez. Até então nunca tinha lido um livro de capa a capa. A experiência foi tão positiva, que desde então me apaixonei pela leitura de tal forma, que nunca mais deixei de ler.

Essa história teve início em julho de 2000, época de férias e por incrível que pareça eu ainda cursava o 2º ano do ensino médio. Mas como assim? Com 19 anos ainda no ensino médio? Calma, explicarei de forma abreviada.

Minha vida escolar foi cheia de altas e baixas, coisas que simplesmente acontecem e que não conseguimos explicar. Para vocês terem uma ideia, quando fui matriculado 1ª Série do ensino básico, isso em 1987, eu não tinha registro de nascimento e logicamente não poderia matricular-me. A única maneira que a diretora encontrou para manter-me na escola foi deixar-me assistir as aulas como ouvinte. Mas, em julho do mesmo ano esse problema foi solucionado e no ano seguinte pude fazer minha matrícula, passando a frequentar a escola de fato e de direito. 

Fiquei reprovado na 3ª série do ensino básico, por conta de cinco décimos em matemática, e mais adiante, já no ensino fundamental, após concluir a 6ª série, fiquei dois anos sem estudar até então concluir o ensino fundamental em 1998. Já o ensino médio foi mais tranquilo, pois ingressei no 1º ano em 1999, concluindo o ensino médio em 2001. Só falta agora concluir uma faculdade que já cursei um ano, mas por motivos outros ainda não consegui dar continuidade. Mas aí já é outra história.

Vejam nesse vídeo  a relevância que tem em nossas vidas.



Como havia citado no início desse post, uma das maiores experiências que tive na vida foi ler um livro de capa a capa, algo então inimaginável, isso porque como quase todo aluno do ensino médio não era adepto a leitura. Mas, ao conhecer o livro “Macapacarana” da Giselda Laporta Nicolelis, um livro de 8ª edição e que foi premio APCA/1982, mudei meu conceito literalmente e como citei no início nunca mais parei de ler. Macapacarana é uma palavra formada por duas outras: Macapá e pacarana, nome de um animal em extinção na Amazônia.

Essa é uma capa de sua 13ª edição, achei importante colocá-la aqui. Atualmente o livro encontra-se disponível em sua 17ª edição.


Deixo aqui um resumo da história narrada no livro Macapacarana: Com a mudança de São Paulo para o Amapá, Gerson Luiz encontra um mundo novo: O mundo das matas e dos rios, do garimpo de ouro, o mundo de José, o cozinheiro índio, e de Tocha, com quem aprende a conhecer e desvendar o mistério da Amazônia. Vocês podem observar que se trata de uma história eletrizante que sem dúvidas prende o leitor a cada página, porque quanto mais você ler mais vontade tem.

A partir de então consegui compreender que a maior arma que o homem tem é a palavra. E dependendo de como for dita poderá fazer rir ou chorar. Após a leitura dessa magnífica obra descobri uma paixão que até então desconhecia, não imaginava que um dia eu iria me apaixonar pela leitura. Até pouco tempo apaixonado por números e de repente descobrir outra paixão completamente oposta, foi fenomenal.

Desde então já li inúmeros livros. A título de informação, citarei alguns aqui:

Senador Pompeu em crônicas (Saraiva Junior, escritor cearense de Senador Pompeu);
O sonho tem asas para o infinito (Valdecy Alves, escritor cearense de Senador Pompeu);
Dizem que os cães veem coisas (Moreira Campos, escritor cearense de Senador Pompeu);
O alquimista (Paulo Coelho);
Nunca desista de seus sonhos (Augusto Cury);
Os Sertões (Euclides da Cunha);
1808 e 1822 (Laurentino Gomes);
O Caçador de Pipas e A cidade do sol ambos de (Khaled Hosseini);
A menina que roubava livros (Markus Zusak);
A menina que não sabia ler (John Harding);
O guardião de Memórias (Kim Edwards);
Questões do Coração (Emily Giffin)

Poderia citar aqui muitos bons livros que li nos últimos anos, mas não é essa a minha intenção. O que de fato quero deixar expresso é que você jovem deve também cultivar o hábito da leitura, além de ser um excelente exercício cerebral, te fará viajar em um mundo Nunca dantes Navegado


Uma outra dica que deixo aqui é o site: www.estantevirtual.com.br nesse site você encontra livros disponíveis em sebos por um preço bem acessível e em perfeitas condições de uso. Falo por experiência própria.


A leitura é sem dúvidas um grande agente causador de transformação, pois através dela podemos adquirir novos conhecimentos, solidificando bases teóricas associadas a práticas na construção de um mundo mais humano.

Assistam a esse video e vejam porque a leitura é vital para o sucesso profissional.



Por fim deixo para vocês se deliciarem: 

Viajar pela leitura  

Viajar pela leitura
Sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
Que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
Quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
Você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
                                                         Clarice Pacheco.  

0 comentários :

Translate

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Educador Social "Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome. Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará." (Patativa do Assaré)

Seguidores

Visitas ao meu blog:

Me siga:

FanPage

Indique

Link-me

Participe!









Blogs Parceiros

De tudo um pouco
Tecnologia do Blogger.

Blog Aventura Lirerária

Blog Leitura Virtual

Book tour

Sem Dengo, Nem Dengue!





Todos os direitos reservados- 2013 por Tamires Cipriano