quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Câncer de Mama



Por Dr. Fábio Atui




Estamos em outubro, mês dedicado à informação e detecção do câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a doença, feita anualmente, que visa compartilhar informações e a destacar a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama ocorre quando as células das mamas passam a desenvolver atividades anormais, aumento da divisão celular, levando a um crescimento desorganizado e formando um tumor na região. Além disso, tem potencial de invasão local e à distância, tornando o tratamento mais difícil e a doença mais grave.

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil, são mais de 57 mil novos casos estimados no País somente em 2014.



A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. Além disso, há a história familiar ou de mutação genética, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal, menstruaram antes dos 12 anos e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos).

O sintoma mais habitual é o aparecimento de nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sinais são menos frequentes, como edemas, manchas ou alterações na pele na mama. Ainda pode estar ligado com a saída de líquido do bico da mama.


O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. Como a doença não pode ser prevenida, ela deve ser diagnosticada o mais cedo possível. As mulheres a partir dos 20 anos de idade devem fazer um autoexame das mamas pelo menos uma vez por mês para ver se encontra algum caroço. Após os 40 anos, a mamografia torna-se um exame essencial. Recomenda-se que ele seja feito pelo menos uma vez por ano.

Os raios-X das mamas são os mais indicados para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza. Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e em que estágio ela está.

As formas de tratamento do câncer de mama variam conforme o tipo e estágio da doença. Os mais indicados são:

- Quimioterapia, quando há o uso de medicamentos para matar as células malignas;
- Radioterapia, quando é feita a radiação;
- Hormonioterapia, quando o paciente faz uso de medicação capaz de bloquear a ação dos hormônios femininos;
- Cirurgia, que pode ser feita para remover o tumor ou para retirar a mama por completo – a chamada de mastectomia.

É necessário dizer que hoje o tratamento é muito individualizado. Cada caso será estudado particularmente e receberá um tratamento específico.

De qualquer forma, o mais importante ainda é a detecção precoce, quanto antes você cuidar, maiores serão as suas chances de cura.

Fique de olho,
Saúde!

0 comentários :

Translate

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Educador Social "Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome. Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará." (Patativa do Assaré)

Seguidores

Visitas ao meu blog:

Me siga:

FanPage

Indique

Link-me

Participe!









Blogs Parceiros

De tudo um pouco
Tecnologia do Blogger.

Blog Aventura Lirerária

Blog Leitura Virtual

Book tour

Sem Dengo, Nem Dengue!





Todos os direitos reservados- 2013 por Tamires Cipriano