segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Saudade / Bastos Tigre

"Só se tem saudade do que é bom 
Se chorei de saudade 
não foi por fraqueza 
Foi porque eu amei..."
 (Nelsinho Corrêa)



Fonte: Português Dinâmico Comunicação e Expressão
Siqueira & Bertolin 7ª pag. 177.
Saudade

Saudade, palavra doce, 
Que traduz tanto amargor! 
Saudade é como se fosse 
Espinho cheirando a flor. 

Saudade, ventura ausente, 
Um bem que longe se vê, 
Uma dor que o peito sente 
Sem saber como e porquê. 

Um desejo de estar perto, 
De quem está longe de nós; 
Um ai que não sei ao certo 
Se é um suspiro ou uma voz. 

Um sorriso de tristeza, 
Um soluço de alegria, 
O suplício da incerteza 
Que uma esperança alivia. 

Nessas três sílabas há de 
Caber toda uma canção: 
Bendita a dor da saudade 
Que faz bem ao coração. 


Um longe olhar que se lança 
Numa carta ou numa flor, 
Saudade – irmã da esperança, 
Saudade – filha do amor. 


Uma palavra tão breve, 
Mas tão longa de sentir 
E há tanta gente que a escreve 
Sem a saber traduzir. 

“Gosto amargo de infelizes” 
Foi como a chamou Garrett; 
Coração, calado, dizes 
Num suspiro o que ela é. 

A palavra é bem pequena, 
Mas diz tanto de uma vez; 
Por ela valeu a pena 
Inventar-se o português. 

Saudade – um suspiro, uma ânsia, 
Uma vontade de ver 
A quem nos vê à distância 
Com os olhos do bem querer. 

A saudade é calculada, 
Por algarismos também: 
“Distância” multiplicada 
Pelo fator “Querer bem”. 

A alma gela-se de tédio 
Enchem-se os olhos de ardor... 
Saudade – dor que é remédio, 
Remédio que aumenta a dor. 

                                       Bastos Tigre

5 comentários :

  1. Que lindo texto! Quanta coisa pode ser encaixada na palavra saudade, e mais incrível é que apenas a nossa lingua a tenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! adorei sua linda postagem.

    http://entrepaginasemuitashistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o poema lembrou-se de tanta coisa boa que aconteceu na minha vida e que realmente foram coisas maravilhosas e marcantes.
    "Saudade não é fim do que se lembra, saudade é o pra sempre do que se foi." Inventei agora, rs, pois e assim que me sinto no momento.

    Obrigada por compartilhar este lindo post conosco! Amei de verdade ^^.

    Abraços.

    https://mevirosozinha.wixsite.com/mevirosozinha

    ResponderExcluir
  4. Muito bonita poesia. Passa uma mensagem verdadeira, e sentida da ausência. Muito difícil sentir saudade, mas também é a verdadeira prova do sentimento. A necessidade do outro. bjoooooo

    ResponderExcluir
  5. Gerson!
    Adoro poesias e quando bem escritas que transmitem nossos sentimentos, fico extasiada.
    Parabéns para o Bastos.
    Desejo uma ótima semana!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Ele é muito importante para o aprimoramento do meu trabalho.

Translate

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Educador Social "Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome. Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará." (Patativa do Assaré)

Seguidores

Visitas ao meu blog:

Me siga:

FanPage

Indique

Link-me

Participe!









Blogs Parceiros

De tudo um pouco
Tecnologia do Blogger.

Blog Aventura Lirerária

Blog Leitura Virtual

Book tour

Sem Dengo, Nem Dengue!





Todos os direitos reservados- 2013 por Tamires Cipriano